sexta-feira, 19 de março de 2010

RE:BOARD IN LA

No dia 27 de março, a Exhibit A Gallery, espaço cultural do lendário Tony Alva, receberá a exposição RE:board, que reúne alguns dos mais históricos models de shape do Brasil.

A mostra conta, também, com a exibição do vídeo homônimo, realizado por Alexandre Sesper, com depoimentos de fabricantes, skatistas profissionais e artistas plásticos, hoje consagrados, que iniciaram suas carreiras tendo por suporte os decks de madeira.

Entre os exemplares garimpados por Sesper, estão os três primeiros models de shape do Brasil, que marcaram o início da profissionalização do esporte no país, em 1985: os shapes de Álvaro Por Quê?, George Rotatori e Jorge Kuge, lançados pela Urgh, com arte de Billy Argel. O artista assina, também, o model mais vendido da história do país, do skatista hoje radicado na Califórnia e campeão brasileiro de street, Antônio dos Passos Junior, mais conhecido como Thronn.

Estarão presentes no vernissage, o autor do documentário, Alexandre Sesper, a curadora da exposição, Ana Paula Negrão e Jorge Kuge, proprietário da Urgh, além de vários nomes consagrados do skate.

A exposição permanece em cartaz até o dia 7 de abril, das 19h00 às 20h00 e o endereço da Exhibit A Gallery é 1086 South Fairfax Ave., em Los Angeles, Califórnia.

Sobre o autor

Alexandre Sesper é skatista, artista plástico e vocalista da banda hardcore Garage Fuzz, desde 1991. Ele captou pessoalmente as imagens, elaborou as entrevistas, filmou e editou o documentário, que ficou em cartaz em São Paulo durante um mês, no ano passado, na Matilha Cultural.

Tony Alva

A história do skate é escrita por pioneiros, que romperam tradições, enfrentaram preconceitos e promoveram o esporte ao que é hoje: mais que uma profissão respeitada e um mercado sólido, um manancial que dita tendências de comportamento e moda no mundo inteiro - há décadas.

Em meio a tantos nomes que até hoje fazem história, Tony Alva seguramente é apontado como essencial em toda esta trajetória. O californiano integrou os lendários Z-Boys, cuja história foi contada no documentário Dogtown and Z-Boys, narrado por Sean Penn, que ganhou diversos prêmios, como o Independent Spirit Award e do Sundance Festival em três categorias: diretor [o também Z-Boy Stacy Peralta], e melhor documentário escolhido pelo público e pelo júri.

Esta história também foi contada pela Sony Pictures, no filme Lords of Dogtown [2005] e Alva foi o consultor de autenticidade da película.

Campeão mundial em 1977, ele é considerado o inventor do skate vertical pois, antes dele invadir as piscinas vazias durante a seca que assolou a Califórnia no fim dos anos 70, o skate ainda não havia saído do chão. Em 1999, Tony Hawk entregou a ele o X Games Life Time Achievement Award, concedido por sua carreira como um todo e, no ano seguinte, a revista Transworld o premiou com o prêmio de Lenda do Skate. Alva fundou sua própria marca nos anos 80 e ainda a mantém, em Oceanside. Além disto, segundo Stacy Peralta, "Até hoje, Tony ainda invade quintais de pessoas desavisadas, para sentir o prazer ilícito de andar numa piscina vazia".

Re:Board é o primeiro documentário e exposição sobre a arte de skate e especificamente dos shapes de skate no Brasil.

A principal idéia do RE:BOARD é dar referência às futuras gerações de skatistas, artistas, empresários, fabricantes e até mesmo entusiastas, assim como criar um suporte para entender e participar desse complexo diálogo do mercado, repleto de dificuldades e alternativas por conta da falta de recursos e tecnologia. No entanto, por meio dessa pesquisa, descobre-se que, mesmo sendo industrializado para os padrões nacionais, muitas vezes o produto beira o “faça você mesmo”. E, ainda com toda essa dificuldade, o mercado brasileiro transborda criatividade, técnica e originalidade.

“Divulgando o documentário e abrindo a exposição ao público gratuitamente, temos a pretensão de que o RE:BOARD seja o ponto de partida para uma nova fase de influência para artistas e skatistas, e além disso, desejamos que nas próximas décadas ainda possamos colher frutos e recordações como no passado, que foi marcado por esforço e paixão ao skate” resume o criador do projeto, Alexandre “Sesper” Cruz.

O documentário RE:BOARD registra depoimentos de alguns skatistas e colecionadores que viveram todos esses anos de skateboarding, desde os anos 70, em parceria com os artistas que formataram a estética do esporte que é o segundo maior em número de praticantes no Brasil. Nomes como Alex Hornest, Alexandre Vianna, Arthur Vicente, Billy Argel, Binho, Bruno Leonardo, Danielone, Fabio Ahmad, Fabio Bolota, Felipe Motta, Fernando Frazi, Flavio Samelo, Giuliano laruccia, Jorge Kuge, Lecuk, Magoo Felix, Marcelo Barnero, Marco Ubaldo, Marcola, Nilton Neves, Ragueb Rogério, Ratones, Ricardo Pingüim, Roger Mancha, Speto, Tinho e Thronn deram sua contribuição à pesquisa, que é um mergulho na total interação entre arte, estilo de vida e skate.

Durante a première, os convidados terão acesso ao documentário RE:BOARD, de 60 minutos, o documentário não é uma pesquisa cronológica das artes produzidas para os decks no Brasil. “O foco do filme é o estilo de vida e visões atuais de artistas envolvidos com a criação de artes para shapes de skate e que, por consequência, criaram a identidade das marcas por onde passaram, com uma visão mais analítica da geração”, detalha Sesper.

No mais puro espírito D-I-Y, com câmera e microfone na mão, o documentário foi atrás dos mais influentes artistas do universo do skate brasileiro e skatistas tidos como ícones no Brasil . Para dar o clima certo às entrevistas e imagens, o filme conta com trilha sonora 100% brasileira, cheia de nomes de peso da cena independente como Bodes e Elefantes, M.Takara, Guizado, Elma, Eu Serei a Hiena, Lobotomia, Presto?, Garage Fuzz e muito mais.

Junto ao documentário, a exposição já é considerada histórica no Brasil, com shapes e artes originais das últimas três décadas, alguns decks são raridades como os de Billy Argel criados no meio da década de 1980.

Divulgação: CBSk Confederação Brasileira de Skate

Fonte:www.campeonatosdeskate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário