segunda-feira, 1 de abril de 2013

Expo: Lado D - Arte Encapa


Clássicos do rock e releituras em arte digital

Não foram apenas as músicas e os shows que marcaram a vida de milhões de aficionados pelo rock produzido entre as décadas de 60 e 90. A capa do disco, com fotos ou ilustrações emblemáticas, muitas vezes representando o conceito do álbum, era o primeiro contato do consumidor com o LP e poderia influenciar na hora da compra. Discos de artistas desconhecidos muitas vezes eram vendidos por causa da capa e, só depois, a musica era realmente apreciada pelo dono.

Os álbuns eram verdadeiras obras de arte nas prateleiras das lojas ou sebos de discos. Tanto musicalmente quanto visualmente. Alguns discos traziam ilustrações de artistas renomados, encartes com as letras, pôsteres e capas duplas.

A expo “Lado D: arte encapa” reúne 50 capas de discos da coleção particular de Rafael Marcolino, sendo o design gráfico a referência no critério de seleção. A mostra acontece a partir do dia 05/04, na disORder (www.disorder.com.br), e conta com releituras de Fernando Fragoso (www.fernandofragoso.com), que fotografou 10 capas e aplicou sua arte digital sobre as imagens.

Artistas como Roger Dean, Andy Warhol, Robert Crumb entre outros, criaram verdadeiras revoluções gráficas, muitas vezes, com a função de traduzir visualmente as faixas ou o nome do álbum. Músicos e consumidores viam na capa outra forma de comunicar o disco, conceito que vem se perdendo com a desmaterialização da música.

Data de Abertura: 05/04/13, a partir das 19h até as 22h.
Data de Encerramento: 27/04/13

Onde: disORder - Rua General Osório, 1565 - Cambuí

Site: www.disorder.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário